quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

3°lugar no Prêmio 2015


3-Diego de Toledo.
Data de nascimento: 30 de dezembro de 1986.
Cidade que representa: Limeira-SP.
Crônica: A CARTA DO EMBORNAL.
Pseudônimo: CAMINHEIRO DA MANTIQUEIRA.
Pontuação: 287.

A CARTA DO EMBORNAL

Ainda lembro o tempo que ele abraçava a madrugada da metrópole, saindo para as mesmas ruas, vilas e vielas de todos os dias. Percursos tão conhecidos quanto os trechos desta romaria, também percorridos na madrugada de um céu de estrelas.
Quantas cartas, encomendas e telegramas ele já entregou? Provavelmente milhões... Confesso minha total incapacidade de acertar este cálculo, a única certeza é que seu coração é grande, igual seu caráter.
Seu uniforme é amarelo e azul, um herói trajado pelas vestimentas da rotina de luta pelo pão nosso de cada dia, longe das manchetes de jornal e dos destaques televisivos.
Todo o tempo do mundo seria pouco para suas histórias, lembranças e proezas. Que oportunidade seguir junto dele nesta caminhada, nesta estrada em que vidas se cruzam sob a luz da lua, passos pelo infinito caminho da vida, livre como tantas cartas que viajam pelo mundo.
Fico a imaginar um velho carteiro que não recebe cartas, que solidão...
Carregava algumas coisas no embornal e, num dos pousos, rascunhei algumas palavras vindas do coração num pequeno pedaço de papel e coloquei num envelope.
Próximo de nosso destino me apoiei em seus ombros, tirei a carta e o entreguei... Seus olhos brilharam intensamente na leitura de frases tão simples quanto seu modo de vida, um exemplo de homem e de profissional.
Na porta do santuário um abraço selou nossos laços de amizade para a eternidade, conduzidos pelo toque dos sinos de alguma canção postal. Eram poucas as palavras na carta, finalizando com um “muito obrigado”.
Obrigado carteiro... Obrigado meu pai... Obrigado meu velho camarada!


Pseudônimo: CAMINHEIRO DA MANTIQUEIRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário